quarta-feira, 16 de julho de 2014

Crows e a delinquência juvenil japonesa



Quem lê mangá e assiste animes já deve ter percebido uma temática recorrente de protagonistas jovens que tentam escapar das regras rígidas da sociedade japonesa. Estou falando de "vagabundos" ou "delinquentes" de bom coração, como Ichigo Kurosaki (Bleach), Yusuke Urameshi (Yu Yu Hakusho), Joe Yabuki (Ashita no Joe) e Takashi Komuro (Highschool of the Dead), que costumam matar aula e se envolver em brigas, mas na verdade não fazem mal a ninguém.

Pois eis que semestre passado eu cursei na faculdade uma disciplina de Quadrinhos enquanto objeto da História (ou algum nome parecido) e escolhi este assunto como tema do meu trabalho. Para abordá-lo, escolhi o mangá Crows, de autoria de Hiroshi Takahashi, que trata especificamente sobre a questão da delinquência juvenil japonesa.

O trabalho é curto e, por se para uma disciplina não especializada em mangá, trás uma breve história deste mercado e seu atual regime de publicação. Como recebi uma nota 9.5 (de 10), acho que tá bom o suficiente pra compartilhar ele aqui.

--------------------------------------------------------

Como o trabalho tem 13 páginas, vou deixar o link para download em PDF ao invés de colá-lo todo aqui.

0 comentários:

Postar um comentário