domingo, 6 de abril de 2014

Temporada Primavera 2014 - Primeiras Impressões pt1



Caso você não saiba o que diabos é uma temporada de anime, leia aqui e me poupe de ter que escrever de novo.

Blablabla anime... blablabla Primavera.... blablabla Hemisfério Norte. Vamos logo ao que interessa.

------------------------------------------------------------------

Captain Earth



Ação, Mecha, Ficção Científica

Uma noite, logo antes das férias de verão, Daiji Manatsu, um estudante do segundo ano, vê um arco-íris redondo estranho flutuando no céu acima de Ilha Seed e vai até o estranho fenômeno sozinho. Ele viu este arco-íris antes. Com as memórias da morte misteriosa de seu pai e de um encontro de um menino e uma menina misteriosa, Daiji chega à ilha, enquanto o alarme de um edifício identificado como “Earth Engine” é ligado. A batalha em torno das estrelas brilhando está prestes a começar.


Com uma mistura de ficção científica, mechas e uma trama misteriosa, é provável que este seja um dos grandes hypes da temporada.

Nos quesitos técnicos, ao menos, ele se saiu muito bem. O traço é bom (incluindo o uso das cores), a animação é de alto nível, o design dos personagens também não é ruim, apesar de um pouco genérico. O destaque fica pro design das tecnologias e pra montagem de som e trilha sonora.

Mas no quesito narrativo ele deixou MUITO a desejar. Algumas coisas incomodam especialmente: informação de trama sendo revelada quando uma personagem esbarra no controle remoto e muda de canal; e um personagem apostando um valioso amuleto, presente de seu pai, com um estranho que acabou de conhecer. Além disso, a linha temporal é confusa (com um monte de flashbacks em tempos indefinidos) e tudo é muito jogado. Não dá pra aceitar o personagem pilotando um robô gigante do nada no final do episódio.

Vou esperar que os problemas de narrativa se devam a uma tentativa de condensar informação demais eu um capítulo só. Se for o caso, e se o anime tiver um ritmo melhor daqui para frente, ele tem um grande potencial.

----------------------------------------------------------------

Haikyuu!!



Esporte, Shonen

A história segue Shouyou Hinata que começou a jogar vôlei depois de ver os “pequenos gigantes” que jogaram o esporte quando ele estava na escola primária. Ele sofre uma derrota esmagadora em seu primeiro e último torneio no ensino médio nas mãos de seu rival Tobio Kageyama. Então, Hinata se junta a equipe de vôlei da Escola Kurasuno jurando vingança contra Kageyama. No entanto, Kageyama também está na equipe da Kurasuno. Os ex-rivais formam uma combinação lendária com a mobilidade de Hinata e a precisão manipulação de bola de Kageyama.



O grande anime de esportes desta temporada. E talvez o mais promissor.

Apesar de não ter nenhum diferencial como o que Yowamushi Pedal (o excelente anime de esportes da última temporada de outono) trouxe, esse primeiro episódio foi explosivamente bom. O protagonista cativa logo de cara, e seu laço com ele aumenta ainda mais em função dos flashbacks muito bem montados (ao contrário dos de Captain Earth).

Nos quesitos técnicos, também não há reclamações. O design de personagens trabalha de forma sutil; exceto no caso do protagonista, que se destaca facilmente do resto. A arte e a animação são fiéis ao esporte retratado, e, junto com a trilha sonora, trabalham com uma única intenção em mente: empolgar. E é impossível não ficar empolgado.

Se você gosta de animes de esportes, ou se não tem nada contra eles, vale muito a pena assistir Haikyuu. A única característica dele que pode afastar alguns espectadores é algo que faz parte do gênero: ele muito (MUITO) overdramatic.

---------------------------------------------------------------

Soredemo Sekai wa Utsukushii


Aventura, Fantasia, Romance, Shoujo

Nike, a quarta princesa do Ducado da Chuva e aquela que detém o poder de evocar a chuva, viaja para o Reino do Sol para casar com Rei Livius pelo seu país, apesar de sua própria relutância. Ela logo descobre que o Rei, que conquistou o mundo em apenas três anos depois de sua ascensão ao trono, ainda é uma criança!


Uma grata surpresa! A sinopse não parece grandes coisas e a arte não chama muito a atenção, podendo fazer com que muita gente nem dê uma chance a ele. Mas a protagonista é muito carismática e a veia cômica é sensacional, com direito a quebra da quarta parede. Para quem não sabe, a quarta parece é a que separa a obra dos espectadores; em uma cena, uma dupla de bandidos idiotas (no melhor estilo Esqueceram de Mim) parece saber que estão dentro de um anime.

Preciso admitir: o anime é meio bobão. Mas funciona maravilhosamente bem como um entretenimento leve e descontraído. É tão zoado que até o encerramento me fez rir.

--------------------------------------------------------------

Akuma no Riddle


Ação, Escolar, Yuri

A história se passa na Academia Myoujou, um internato privado para meninas. A classe Kurogumi tem 12 assassinas com um alvo: Haru Ichinose. Tokaku Azuma é uma delas, mas gradualmente desenvolve sentimentos por Ichinose.


Uma espécie de Battle Royale entre garotas gostosas e garotinhas bonitinhas. Na prática, não passa de um amontoado de clichês mal utilizados, com direito a vilãozinho de terno, menina exageradamente inocente e uma coleção zoológica de assassinas profissionais. Cada uma mais sem carisma que a outra.

Pra ser honesto, não foi uma perda completa de tempo. Consegui me divertir e dar umas risadas zoando os absurdos do anime. E a trilha sonora é boa. Mas duvido que o anime se sustente por muito tempo, a menos que o romance entre as garotas acabe sendo bom.

------------------------------------------------------------

Bokura wa Minna Kawaisou


Comédia, Romance, Escolar, Slice of Life

Usa, um estudante de ensino médio que aspira começar uma vida de solteiro, se muda para um novo apartamento apenas para descobrir que ele não só divide um quarto com um companheiro de quarto pervertido que tem uma obsessão com meninas menores de idade, mas também que uma outra menina, Ritsu, amor à primeira vista, está vivendo no mesmo edifício!


Um anime com alguns acertos e alguns erros. Em primeiro lugar, a dificuldade de fazer os diversos gêneros se entrosarem. O Romance não funciona bem. Simplesmente não rola química entre os personagens, por mais que o anime tente te convencer que rola. O anime consegue construir um bom clima de Slice of Life, mais sereno, mas ele é completamente destruído pelas cenas de Comédia mais escrachada.

A Comédia funciona bem, sobretudo quando acontece ao redor de dois personagens secundários específicos (o colega de quarto masoquista e a colega de pensão que aparece completamente bêbada). O problema é que a constante intercalação de gêneros acaba tornando o anime um pouquinho cansativo.

-----------------------------------------------------------------

De modo geral, essa temporada até que não tá ruim. Não teve nenhum anime que me fizesse largar na metade do episódio de tão desagradável, ao menos nessa primeira leva. Infelizmente, também não teve nada que se destacasse da maneira como alguns da temporada passada.

Vou esperar pra ver o que mais vem por aí.

0 comentários:

Postar um comentário