domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pra que serve o esporte?



Tendo convivido desde sempre com muitos nerds, geeks e intelectuais, já conheci muita gente que simplesmente não gosta de esportes. Até aí, tudo bem; ninguém é obrigado a gostar de nada.

A questão é que, para algumas pessoas, é necessário justificar sua falta de interesse questionando a utilidade do esporte. Já cansei de ouvir pessoas falando que esporte "não serve pra nada", "não produz nada", "é coisa de idiota", etc.

Mas afinal, pra que serve o esporte?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A educação dos filhotes

A origem mais primitiva dos esportes pode ser facilmente compreendida ao observarmos outros animais (lembrando que o homem É um animal e ainda têm MUITO em comum com os demais).

Todos os animais possuem, desde cedo, instintos ligados às atividades que vão desempenhar quando adultos, sejam instintos de caça ou de fuga. E é na infância que eles começam a desenvolver e testar estas habilidades; é comum ver filhotes de lobo (ou mesmo cachorro) brigando e mordendo seus irmãos, e filhotes de zebra correndo de um lado para o outro ao redor da sua mãe.

Esta seria a forma mais primitiva do esporte: o desenvolvimento de habilidades que serão úteis na vida adulta. Mas não para por aí.



O aspecto sexual

Todo mundo sabe que é prática comum entre os animais ostentar algum tipo de estrutura ou comportamento com a finalidade de atrair um parceiro sexual; o exemplo mais comumente citado é a cauda multicolorida do pavão.

Esta é uma utilidade do esporte que nos persegue até hoje; mesmo que às vezes inconscientemente, associamos o vigor físico demonstrado na prática esportiva a um possível vigor sexual.

Achou que eu fosse colocar uma imagem de um pavão? Pfff, claro...


As sociedades primitivas

Alguns modelos de sociedade, especialmente (porém não exclusivamente) entre as chamadas "sociedades primitivas" (semi-nômades, caçadores-coletores ou semi-agrícolas), possuem sua organização muito ligada às habilidades da caça e da guerra. Nestes casos, os jogos e esportes ocupam o papel de rituais, muitas vezes religiosos, ligados ao prestígio social e à política.

É o caso do Huka-huka e da Luta Oió Xavante entre os indígenas brasileiros, dos jogos celtas que sobrevivem até hoje como tradição escocesa e até dos ritos tauromáquicos (do grego ταυρομαχία - tauromachia = combate com touros), que já existiam em diversas civilizações antigas (Cretenses, Persas, Celtiberos) e sobrevivem até hoje sob a forma de touradas e rodeios.

A Luta Oió Xavante é "sangue nos óios"


O esporte hoje

Tendo relativamente pouco tempo de história como seres civilizados, nós ainda somos em grande parte dominados por nossos instintos animais. No entanto, hoje desenvolvemos atividades (nossos empregos) e vivemos sob regras que nos impedem de descarregar nossos naturais instintos violentos, desenvolvidos ao longo de milhões de anos para ajudar na caça e no combate.

O esporte é uma maneira saudável, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, de dar voz a estes instintos em um ambiente controlado. É muito melhor descarregar toda a energia e agressividade chutando uma bola que sair por aí socando as pessoas na rua.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pense duas vezes antes de sair por aí falando que esporte não serve pra nada ou é coisa de gente idiota. Ele está intrinsecamente ligado à nossa sociedade, desde seu início até hoje, e possui uma lista de vantagens tão grande que eu precisaria escrever um post só sobre isso (o que não vou fazer).

E lembre-se: sua mente é uma parte do seu corpo, então

Mens sana in corpore sano (Mente sã em corpo são).

0 comentários:

Postar um comentário