quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Feudo não é o que você pensa



Quando leigos ouvem falar em Idade Média, a palavra Feudo é uma das primeiras a pular na sua mente, provavelmente logo depois de Castelos, Espadas e Cavaleiros. Pulando o fato de que o regime feudal dominou durante apenas três ou quatro entre os dez séculos de Idade Média, o fato é que o próprio significado da palavra Feudo não é o que a maioria imagina.

Este é um erro muito comum até entre quem acha que sabe alguma coisa sobre o assunto, mas dói aos ouvidos de qualquer medievalista. No imaginário popular, o Feudo é um pedaço de terra sob o domínio de um Senhor; uma fazendinha muito bem organizada, com um castelo no centro. Algo mais ou menos assim:


A verdade é que a própria palavra feudo pouco aparece na documentação da época. Na maioria dos casos, ela era substituída pelo seu sinônimo benefício, o que já nos dá uma pista do seu real significado.

Ao contrário da nossa sociedade atual (teoricamente), a organização do poder no regime feudal não era feita através de laços públicos, mas de laços privados, pessoais. Basicamente, era tudo na base da camaradagem. E, neste contexto, o Feudo era qualquer doação de um nobre mais poderoso a um menos poderoso, em troca de lealdade política e bélica.

O que causa a confusão é o fato de que, numa sociedade quase inteiramente rural, o que mais havia para se doar eram justamente terras. Mas não era uma exclusividade. Podia-se doar um direito de cobrar pedágio, um direito de cunhar moedas, uma posição na corte de um rei ou duque e até mesmo dinheiro propriamente dito. Para não falar na mão de alguma princesa em casamento.

Como se pode notar, o significado correto da palavra Feudo não apenas é mais abrangente, como já diz por si só muito sobre a organização política, social e até militar da época.



Nota: A título de curiosidade, um termo melhor para se referir ao esquema da primeira imagem seria Domínio ou Senhorio.

0 comentários:

Postar um comentário