segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Seriam os hobbits os mais sábios?



O post de hoje é fora do comum. Não costumo escrever textos de recomendações, como resultado secundário da minha política anti-kibagem: não publico material que não tenha sido produzido por mim.

Resolvi abrir uma exceção porque o livro sobre o qual eu vou falar poderia passar muito facilmente como uma publicação oportunista, que se aproveitou do renovado hype tolkeniano gerado pela trilogia O Hobbit no cinema (momento auto-jabá: meu post sobre A Desolação de Smaug aqui). Não deixa de ser o caso, de certa forma, e eu o comprei nessa situação.

Mas o livro é muito bom, então não quero que o preconceito impeça as pessoas de lerem.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O livro se chama A Sabedoria do Condado - tudo sobre o estilo de vida dos hobbits para uma vida longa e feliz, foi escrito pelo produtor e roteirista estadunidense Noble Smith e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito. Como sugere o nome, ele lembra um livro de auto-ajuda (gênero que eu costumo odiar).

Para entender por que eu considero o livro valioso, temos que começar entendendo um pouco  o próprio JRR Tolkien (momento adequado para meu segundo auto-jabá: post sobre Tolkien aqui):

Por mais que Tolkien admirasse os imponentes Cavaleiros, Elfos, Anões e demais povos grandiosos inspirados na mitologia, ele já declarou em cartas que os Hobbits eram os que mais se aproximavam de sua visão de povo ideal. Os Pequenos são marcados por todas as características que seu criador admirava: simplicidade, amor pela natureza, desapego material, honestidade.

Assim, A Sabedoria do Condado pode se revelar um bom meio para quem quer começar a entender Tolkien e estudar sua obra. Melhor ainda para quem se propuser a seguir as dicas do livro e mudar de verdade seu modo de vida; é o impacto que Tolkien gostaria que sua obra causasse nas pessoas. Em menor escala, o livro é essencial para quem quiser jogar RPG com um personagem hobbit.

Nota: O livro é formado por apenas 20 capítulos razoavelmente curtos (excetuando Introdução e afins). Recomendo fazer como eu fiz: ler apenas um capítulo por dia (de preferência ao acordar), para poder absorvê-lo calma e completamente antes de passar para o próximo. E para fazer o livro durar o máximo possível, porque a experiência de leitura é maravilhosamente leve e agradável.

0 comentários:

Postar um comentário