terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mais um pouco sobre a temporada Inverno 2014 de animes




Há alguns dias já dei minha opinião sobre algumas das estreias da atual temporada de animes. Se ainda não viu, veja. Esta é a parte 2, e imagino que seja o final.

------------------------------------------------------------------

Noragami


Na fronteira entre este mundo e outro, lá vivem oito milhões de deuses, espíritos dos mortos que servem os deuses e outros espíritos diversos que ajudam e se intrometem nos assuntos dos humanos. Uma doce garota chamada Hiyori Iki tem sofrido assédio de seus colegas de classe e vai para o banheiro sozinha a chorar. Rabiscado na parede do banheiro há um número de telefone e a mensagem: “Eu resolvo seus problemas”. Após Hiyori ligar para o número, ela encontra um menino de rua vestindo uma camisa chamando ele próprio de deus. O menino, chamado Yato, é áspero, mal-humorado, preguiçoso e nunca ouve a vontade de ninguém, mas ele tinha o poder de ser um deus que ninguém sabia.

O anime já começa chamando atenção pelo visual: traço lindo, identidade própria e um excelente uso das cores, com um contraste entre tons escuros e tons chamativos. Mas ele vai além. A direção é excelente, com ângulos de câmera que fogem do óbvio favorecendo a narrativa e alterações de ritmo que fazem o tom do anime flutuar entre tensão e humor. Pra fechar com chave de ouro, os personagens são extremamente carismáticos e conquistam rapidamente. Este anime foi a grande surpresa da temporada: não esperava nada dele, tanto que foi o último que decidi assistir, mas está se provando um dos melhores.

--------------------------------------------------------------------

Buddy Complex


A história vai girar em torno da amizade e amadurecimento de dois meninos. Ela começa com Aoba Watase, um menino que vai para a escola em Tóquio e vive uma vida diária sem preocupações. Na cerimônia de abertura de sua escola depois das férias de verão ele vai para o campus, como de costume, mas tem um encontro casual com outro rapaz. O nome do outro garoto é Jyunyou Dio Weinberg. O encontro irá em breve alterar o destino do mundo.

Não estava esperando muita coisa desse anime, mas o primeiro episódio foi muito empolgante. Com um ritmo bem acertado, deu tempo de desenvolver um pouco os personagens e me fazer me importar com eles antes de começar a ação. Essa por si só é bem acertada: sucinta e carregada de carga emocional. A arte é muito bonita, apesar de não trazer nada de novo. Os robôs, por outro lado, são feios, mas não a ponto de comprometer.

-----------------------------------------------------------------

Nisekoi


Raku Ichijou é um estudante de ensino médio padrão. Ele também passa a ser o único herdeiro do chefe de uma família Yakuza chamada Shuei-gumi. Dez anos atrás, Raku fez uma promessa secreta com uma garota que ele conheceu. Eles prometeram um ao outro que vão se “casar quando se reencontrarem.” Desde então, Raku nunca soltou o pingente que a garota lhe deu. Um dia, uma bela garota chamada Chitoge Kirisaki, transfere-se para a turma de Raku. A partir daí não há um momento em que eles não estejam brigando. Mas por um rumo estranho de eventos, Raku e Chitoge concordam em se tornar falsos namorados. Embora seu coração esteja realmente interessado em sua colega Kosaki Onodera, Raku deve continuar fingindo ser namorado de Chitoge.

Apesar do ritmo um pouco acelerado que pode causar desconforto, a identidade visual muito bonita compensa. O enredo em si é interessante, e os personagens - apesar de ainda não terem sido aprofundados - têm carisma. Vale a pena para quem gosta do gênero.

-----------------------------------------------------------------

D-Frag!


Kazama Kenji gosta de acreditar que ele é uma espécie de delinquente. Além disso, outros parecem gostar de concordar que ele é. Claro, a gangue de Kenji encontra em seu caminho um grupo de quatro garotas não-tão-normais – Chitose, Sakura, Minami e Roka- e de uma vez qualquer que seja a reputação que ele tivesse não é nada comparado com o comportamento escandaloso das meninas. Obrigado a entrar no clube delas, o que vai acontecer com sua vida a partir de agora?

A proposta inicial do protagonista se achar um delinquente é interessante, mas não foi explorada no primeiro episódio. Espero que seja mais à frente, porque adoro animes de delinquentes. Animes sobre chunnibyou (jovens que vivem num mundo de fantasia, no caso as garotas), por outro lado, caem sempre no risco de ser tornarem bobos. A verdade é que o primeiro episódio foi legal, mas não dá pra prever muito bem o rumo do resto da série.

-----------------------------------------------------------

Hamatora The Animation


"Minimum" – um poder inato especial encontrado em um número limitado de seres humanos conhecidos como “Detentores de Minimum.” Em Yokohama, a equipe de detetives Hamatora, formada por dois Detentores de Minimum chamados Nice e Murasaki, vem através de informações ligadas a um assassino em série que está sendo perseguido por seu velho amigo Art. No entanto, acontece que todas as vítimas são Detentores de Minimum como eles.

Um genérico de anime cool, com personagens extremamente clichê, um poder místico completamente genérico e uma animação BEM porca. Pra não falar só mal, o enredo do primeiro episódio até foi interessante, a maneira como vários casos paralelos acabaram se entrelaçando em um só.

----------------------------------------------------------

Wizard Barristers


A história se passa em Tóquio, no ano de 2018, onde os seres humanos normais e aqueles que podem usar magia coexistem. Como resultado, existem leis contra o uso de magia e também um “tribunal magia” para presidir ações judiciais a respeito do uso de magia. Nestes casos, “Benmashi” ou bruxos advogados defendem aqueles que usam magia. O anime segue Cecil, o Benmashi mais jovem da história, e seus associados enquanto eles defendem seus clientes nestes casos.

Se eu tivesse que definir esse anime com uma palavra, ela seria prepotente. Ele tenta criar um mundo próprio, mas que tem regras mal definidas e que na prática não acrescenta nada ao enredo. A arte é bonita, mas exagera nas cores, detalhes e "estranhices" em personagens que deveriam ser sérios (afinal, são advogados!). A animação tenta ser grande, mas o resultado final é só incômodo. A protagonista é um pé no saco, uma espécie de idol kawai moe que em nenhum momento convence como advogada. Não consegui assistir até o final.

--------------------------------------------------------

No-Rin

Essa deveria ser uma professora ¬¬'

Quando a Idol nacional Kusakabe Yuka de uma hora para outra se aposenta ela chocou o mundo e devastou o adolescente Hata Kosaku. Kosaku era o maior fã de Yuka e sua partida o deixou deprimido. Seus colegas de classe na escola agrícola Tamo finalmente conseguem convence-lo a sair de seu quarto e assistir a sua aula, mas para espanto de todos, Kusakabe Yuka (seu nome artístico) vem para a classe com o nome Kinoshita Ringo como uma aluna transferida. Kosaku percebe que ele tem uma oportunidade única de conhecer pessoalmente a sua garota dos sonhos e, juntamente com seu grupo de amigos, tenta descobrir por que ela está aqui e tornar-se mais do que apenas colegas de classe.

Arg, esse é realmente terrível. Falta coerência, os personagens são chatos e sem um pingo de carisma, o enredo aponta em uma direção terrível e as partes técnicas são genéricas e mal executadas. Até o ecchi é sem sentido e mal encaixado: a professora (indistinguível de uma aluna das mais retardadas) do nada começa a contar aos alunos como ela, pelada, se lambuzou de creme e tirou fotos de perna aberta em frente ao espelho. Sim, tem imagem! Tem até aluna que leva uma vaca pra dentro da sala de aula, algo que tenta passar por comédia, mas não tem um pingo de graça. Terrível, não consegui assistir até o final.

-----------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário