terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dicas para convencer alguém a jogar RPG



Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não me considero um especialista em atrair pessoas ao hobby. Na verdade, eu mesmo não jogo RPG há um bom tempo, por falta de grupo. Mas eu já vi outras pessoas cometerem erros tão básicos ao tentar angariar novos jogadores que acho válido escrever um texto sobre o assunto.

É importante notar que estou considerando que os possíveis candidatos a RPGistas não são gamers. Com gamers, a abordagem seria diferente e os problemas, outros. Pretendo escrever um post sobre o assunto, eventualmente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1. Escolha o sistema certo. A melhor maneira de desmotivar um principiante é dizer que ele precisa ler um livro de trezentas páginas e preencher uma planilha complexa antes mesmo de começar a jogar. Eleja um sistema básico como 3d&t ou crie um ainda mais simples, para o candidato se familiarizar com a mecânica antes de partir para algo mais rebuscado. Pergunte que tipo de personagem a pessoa quer, monte a ficha para ele e depois explique as coisas.


2. Explique direito o que vocês vão fazer. Pode parecer um conselho idiota, mas muitos rpgistas estão tão imersos nesse hobby que se esquecem que a maioria das pessoas nem sabe direito o que é RPG. Já vi gente chegando na mesa de jogo ainda com dúvidas como "O que eu tenho que fazer?" ou "Como se ganha esse jogo?". Se não souber como explicar a alguém o que RPG, pode mostrar esse texto aqui.


3. Apele para a interpretação e contação de histórias. Nem todo mundo gosta de jogos de estratégias e cálculos matemáticos, mas todo mundo já brincou de algum tipo de faz-de-conta quando criança. Adultos também mantém contato com a contação de histórias através de livros, filmes, séries, novelas. Até a fofoca não deixa de ser uma forma de contar histórias.


4. Apele para a interatividade com a história. Todo mundo já se imaginou dentro de um filme ou livro, seja interagindo com os personagens ou tomando decisões diferentes das deles, tentando prever o que aconteceria. No RPG, é exatamente isso que você faz! Se argumentada da maneira certa, esta pode ser a chave para convencer qualquer um a dar uma chance ao hobby.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora é só colocar as dicas em prática e sair por aí catequizando novos jogadores de RPG. Ou tentando.

2 comentários:

Postar um comentário