terça-feira, 21 de janeiro de 2014

As três camadas de uma história



Existem diversos métodos para analisar uma história, seja ela um livro, filme, quadrinho ou qualquer outra coisa. Neste post vou falar um pouco sobre um dos que eu costumo utilizar, talvez o mais básico deles. Eu chamo de Método das Três Camadas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembra do ensino fundamental, quando você estudou que a célula se divide em membrana, citoplasma e núcleo? Ou que a Terra é formada por crosta, manto e núcleo? A metáfora é essa. Vamos começar a cavar a partir da superfície:


Primeira Camada

Esta é a camada da linguagem. Tem o objetivo de mostrar o conteúdo das outras ao leitor.

Em um livro, tem a ver com as palavras em si: a forma como o autor escreve, os nomes, os diálogos, as figuras de linguagem, descrições físicas de personagens, descrições dos ambientes. Em uma história em quadrinhos, inclui (além do texto) os desenhos, os balões de fala e o posicionamento dos quadros. Em um filme, engloba também os ângulos de câmera, a iluminação, sonoplastia e trilha sonora. 


Segunda Camada

A camada da estrutura. Tem o objetivo de construir a história em si.

Envolve o formato da narrativa, a trama, os eventos e acontecimentos, as personalidades e motivações dos personagens. A maioria das pessoas, ao analisar uma história, param nessa camada.


Terceira Camada

Finalmente, a camada do tema. É o mais importante, pode ser descrita como aquilo que o autor pretende expor ou discutir com sua obra.

O tema sempre deve ter algum nível de abstração. Podem ser mais sociológicos (como Desigualdade, Discriminação, Autoridade, Repressão), mais psicológicos (Loucura, auto-Descoberta, auto-Aceitação) ou mais filosóficos (Bem e Mal, Verdade, Superação, Amizade, Honra, Caráter, Beleza).

Vale lembrar que, embora cada história costume eleger um tema principal, elas também costumam abordar vários secundários, que podem inclusive pertencer a grupos distintos dentro da divisão supracitada.

0 comentários:

Postar um comentário