quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A complexa e simples definição de Cultura



Assim como todo curso de Filosofia começa com a clássica pergunta "O que é Filosofia?", todo curso de Antropologia começa com a questão "O que é Cultura?". Quando eu cursei esta disciplina na faculdade, nós gastamos a maior parte do período tentando chegar a esta definição. A resposta, como é comum nas Ciências Humanas, foi subjetiva e inconclusiva.

Embora seja difícil chegar a uma resposta universal, todo mundo que estuda ou pensa sobre cultura acaba tendo uma definição própria, pessoal. O objetivo deste post é explicitar um pouco da minha própria, para que meus textos futuros possam ser melhor compreendidos. Minha definição de cultura segue em uma linha próxima à do antropólogo estadunidense Clifford Geertz em seu livro A Interpretação das Culturas, mas não pretendo aqui resumir nem resenhar o trabalho dele.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro, é preciso entender o que são significantes. Palavras, gestos, cores, formas, rituais, objetos; significantes são qualquer coisa a qual se possa atribuir um significado. Ou seja, tudo.

Com o objetivo de conviver de forma fácil e eficiente, toda sociedade (em sua definição mais simples, um grupo de pessoas) desenvolve um sistema para que todos os membros atribuam os mesmos significados aos mesmos significantes. A grande metáfora aqui é justamente o elemento cultural mais primordial: a linguagem. Para um grupo de pessoas se entender, é necessário que todos atribuam os mesmos significados às mesmas palavras.

Esse sistema é a Cultura. Definindo de forma sucinta, teríamos:

Cultura é um sistema de significados socialmente criado e estabelecido.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A partir daí, podemos refletir um pouco a respeito da natureza das culturas. Vamos pegar eu mesmo de exemplo:

Eu sou brasileiro, logo compartilho com os demais brasileiros todo um sistema de significados que pode ser chamado Cultura Brasileira. Também compartilho um outro sistema de significados apenas com quem vive na mesma cidade que eu, então também posso me encaixar em uma Cultura Carioca. Indo na direção oposta, compartilho um sistema de significado com todo o chamado mundo ocidental, portanto adicione aí na lista uma Cultura Ocidental.

Já pudemos notar que um indivíduo não está preso a apenas uma cultura de cada vez, e que elas podem ter dimensões variadas.

Mas a cultura não está ligada apenas à questão espacial. Eu sou um grande fã de animes (animações japonesas), com um razoável conhecimento sobre o assunto. Então existe aí um sistema de significados que eu não compartilho com meu vizinho, mas compartilho com um monte de pessoas espalhadas ao redor do mundo.

Ou seja, as culturas não funcionam como conjuntos que se encaixam um dentro do outro, mas como tags, etiquetas que você acumula na quantidade que quiser.

Quando o significado que você atribui a alguma coisa é diferente do de outra pessoa, temos o chamado choque cultural, muito comum entre sociedades que se desenvolveram distantes umas das outras. No entanto, alguns especialistas sugerem que o ser humano, por ser uma só espécie, compartilha alguns conceitos com todos os seus similares no planeta terra. Seriam noções básicas, como vida, morte, luz, escuro, água, alimento, movimento. Seria uma espécie de cultura humana básica.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero que tenha ficado claro e fácil de entender. Note que minha definição de Cultura não passa por qualquer juízo de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário