Esse texto foi originalmente escrito por mim como um trabalho para a disciplina de Didática, na faculdade. O semestre já estava terminado, então a professor pediu para enviarmos por e-mail um pequeno texto com uma reflexão sobre o papel do educador. Eu concluí que seria um desperdício largar minha reflexão no fundo da gaveta (Dropbox, na verdade), portanto aqui está ela.
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Pequena reflexão acerca do papel do educador...
Foi-se o tempo em que ensinar significava apenas transmitir o conhecimento, como se os alunos fossem meras esponjas, absorvendo passivamente o que escutam. Foi-se o tempo em que se acreditava que, para ser um bom professor, bastava possuir proficiência na área do conhecimento que se pretende ensinar. Ensinar é uma atividade profissional, que exige treinamento, métodos e técnicas muito particulares.
Pessoalmente, não consigo distanciar a área do Ensino da área da Comunicação. Um professor é, para mim, mais um comunicador, tal como um escritor, jornalista, publicitário ou cineasta. Seu produto comunicativo é sua aula, e esta, como tal, deve ser planejada segundo alguns critérios.
Primeiramente, seu público alvo. Assim como existem os mais variados perfis de espectadores, igualmente variadas são as turmas e alunos. O professor que falha em identificar o perfil de uma turma, suas referências e suas necessidades, falha em se comunicar com ela.
E falha em captar sua atenção. Sejamos honestos: é fácil exigir autoritariamente a atenção dos alunos, e se irritar quando eles não correspondem. Mas a atenção é algo subjetivo, quase inconsciente; muito mais complexa que um simples botão de liga/desliga. Portanto é, ao menos em parte, função do bom professor captá-la mantê-la.
Gosto de minha comparação do Ensino com a Comunicação porque, no momento em que assamos a encarar o aluno como interlocutor, somos capazes de reconhecê-lo enquanto um igual, um indivíduo com sua própria autonomia e sua própria visão sobre o conhecimento que está sendo passado. Sem, é claro, que o professor se esqueça de seu papel de autoridade dentro da sala de aula.
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